domingo, julho 02, 2006

IKEA Dream Kitchens

Publicado ouvindo Ibiza Sunset | Mauro Picotto

IKEA Dream Kitchens


Uma vida melhor para o maior número possível de pessoas. Esse é o lema da IKEA. Empresa sueca líder mundial na fabricação e comercialização de mobiliário e responsável pela democratização do design.

Não é de graça, que a Icon Magazine, a pouco tempo afirmou em suas páginas que se não fosse a IKEA, as pessoas nunca teriam acesso ao design contemporâneo.

Não é por menos. O modelo de negócio baseados no preço baixo, design, promoções absurdas e muita motivação humana é a marca registrada da empresa.

Suas lojas possuem apenas uma entrada e apenas uma saída. Um único caminho onde os produtos estão estratégicamente alocados. No meio desse caminho, um restaurante com preços populares. Ingvar Kamprad, fundador da loja (e origem do IK do nome) acredita que cliente com estômago vazio não compra móveis. E parece que a estratégia dele funciona. Cada cliente gasta em média U$ 85 dólares em cada visita.

Ao todo são mais de 226 lojas espalhadas em mais de 40 países, 7 mil itens por lojas e 410 milhões de compradores por ano. O que faz dela a maior rede de varejo de móveis do mundo.

Em um mercado de Etnas e Tok & Stocks, a IKEA se destaca por sua comunicação. No mundo onde a publicidade chata e criativa custa o mesmo, mas só a segunda vende, a IKEA consegue fazer campanhas de varejo de forma extraordinária. Consegue ser cool seguindo o velho exemplo da briga pela venda do beijo e não do batom.

E é assim, vendendo muito mais estilo de vida, do que produto, é que a Ikea fatura 17 bilhões por ano e atrai legiões de fãs que chegam a acampar na frente das suas lojas quando suas promoções são anunciadas.

Um exemplo de como eles fazem isso bem, é a peça Dream Kitchen for Everyone, um hot site a la Matrix e um dos exemplos de Life Style Branding mais bacana que já vi na Web. Prova que varejo não deve e nem precisa ser chato.

É uma solução criativa de mostrar diversos estilos de vida e de como todos nós somos iguais e repetitivos no cotidiano. E nem nos damos conta disso.

No meio de tudo, quase sem querer e atuando com atrizes coadjuvantes, estão lá as modernas cozinhas da IKEA dizendo o quanto elas são importantes para a nossa felicidade. E nós, ingenuamente, acreditando.

Veja o site aqui e divirta-se.

1 Comentários:

At 6/7/06 19:22, Anonymous Anônimo said...

sim, ikea e um case de sucesso. mas e seu mercado? etnas, tokstoks e afins, por mais cotidianos q sejam, ainda sao inimaginaveis a bem mais q 70% da populacao.

qto ao gran prix ao lado: lindo. ja tinha gostado do outdoor lateral do predio, do ano passado

em tempo, otemo blog. deveria se obrigatorio p molecadinha de pp

 

Postar um comentário

<< Home