SUMO: Um livro para poucos.
Publicado ouvindo She's So | RöyksoppO SUMO é uma obra que nasceu para ser o maior e mais caro livro publicado no século XX.
Trata-se de uma edição limitada dedicada à obra do maior fotógrafo de nús, o alemão Helmut Newton, conhecido como o Fotógrafo dos Fetiches e batizado pela mídia com o termo "pornô-chic" para conceitualizar o seu trabalho.
O SUMO é uma publicação que merece respeito. Custa atualmente US$ 6.500 e existe apenas 3 no estoque da Amazon. Mede 50 x 70cm e pesa quase 30 quilos. Ainda acompanha uma mesa de apoio, assinada pelo designer Philippe Starck.
O livro não podia deixar de ser da Taschen, a editora mais cool e chique do planeta.
Em 1999 quando o livro foi lançado, a editora foi tachada de utópica por colocar à venda uma obra com essas características. Hoje em dia, o charme de ter um desses livros é justamente ser conhecido como dono de um.
Segundo Benedikt Taschen, proprietário da editora, a empresa resolveu apostar no projeto por acreditar ser necessário fazer "o maior livro para o maior fotógrafo vivo". Foram necessários três anos de trabalho exaustivo para concluir a obra.
Helmut morreu em 2004 num acidente de carro aos 83 anos, mas deixou 10.000 exemplares numerados e autografados a mão.
É uma obra polêmica. São 400 fotos em 480 páginas repletas de homens e mulheres sem roupa, reunindo numa única obra, todos os aspectos da filosofia da Taschen.
1 Comentários:
gostei daqui.
(queria fazer um comentário inteligente, juro. mas é simples assim.)
Postar um comentário
<< Home