segunda-feira, abril 24, 2006

Pandora - Genome Music Project

Pandora - Genome Music Project

De acordo com a mitologia grega, Zeus mandou Hefesto criar com apenas água e argila uma mulher para se vingar dos homens. Nasce então Pandora, a primeira mulher da Terra, que entre seus vários dons, estava a capacidade de fazer música.

Pandora também é o nome do site integrante do “Music Genome Project” ou Projeto Genoma da Música, que desde 2000 reúne músicos e tecnólogos com o objetivo de criar um dos maiores bancos de dados de análise musical do mundo.

Para os pesquisadores do projeto, cada música possui uma série de atributos chamados de “gene”. Cada gene representa uma característica como melodia, vocal, letra, rítmo, orquestramento e assim por diante, chegando ao final, a um “mapa genético” detalhado de cada música.

E são esses mapas que fazem o Pandora funcionar. Basta você entrar no site, escolher sua música ou artista preferido para que o sistema saia tocando uma seqüência de outras sugestões no mesmo estilo. Se você não gostar de alguma delas, basta pular, que tudo é reformulado novamente.

As músicas são escolhidas por suas características, e não baseadas em vendas ou associação de compras de outros usuários como é comum em sites das grandes lojas.

Esse fato faz do Pandora um lugar ideal para se conhecer outros grupos e pegar novas referências. São mais de 10.000 grupos catalogados, e você pode comprar a música ou o álbum que ela pertence a partir do site.

Confira aqui

1 Comentários:

At 25/4/06 16:43, Blogger Dark Side said...

Ótima dica.
Teu blog está recheado de coisas interessantes, estou virando frequentador assíduo, abraço!

 

Postar um comentário

<< Home