quinta-feira, março 23, 2006

Amanda Lepore



Amanda Lepore é auto proclamada a transsexual No. 1 do mundo. Nasceu em Nova Jersey e aos 11 anos já não se via mais como menino. Aos 15, começou a tomar hormônios femininos e fez sua primeira intervenção cirurgica. Aos 17, Armand virou Amanda, e fez a cirurgia de troca de sexo. Até hoje sua idade é um mistério. Mas se calcula entre 30 e 50 anos.

Casou, fugiu do marido, trocou o tanque e o fogão pelas pistas e se transformou em uma das figuras mais marcantes do circuito underground freack chic de NY.

Amanda ficou conhecida internacionalmente quando o fotógrafo, designer e diretor de cinema e hoje amigo, David Lachapelle tropeçou nela no Bowery Bar em NY , fotografou ela cheirando diamantes e a transformou na sua musa siliconada.

Lachapelle incluiu Amanda em campanhas publicitárias, nos seus filmes e livros. Em pouco tempo ela era a cara de marcas como MAC Cosmetics, Swatch e Heatherette.

Em outubro 1999, um relógio criado por Lachapelle para Swatch, chamado “Time Tranny” que trazia impresso o rosto de Lepore, entrou para história da marca suíça. Sumiu das lojas em poucos dias e hoje é peça de colecionador.

Ano passado, ela foi uma obra de arte viva, de uma instalação de Lachapelle na Deitch Gallery NYC, onde "viveu" dentro de uma espécie de kitnet de vidro, sentada nua numa cadeira como se fosse uma boneca. Causava frisson cada vez que resolvia descruzar as pernas.

Em 2004 ela deu as caras no Brasil, apareceu no Morumbi Shopping, apresentando um pocket show na inauguração da loja Colcci.



Em 2005, o brasileiro radicado em NY , Paulo Gazelle que comanda a noite no Crobar e dono da revista underground Gazelland, trouxe Amanda num editorial fantástico clicado pelas lentes do fotógrafo, também brasileiro, Ricard Machado. Juntos e com o trabalho de makeup de Sylwia Rakoswka, Gazelle transforou a diva trans de NY na sensual personagem de cartoon Jessica Rabbit, do filme Uma Cilada para Roger Rabbit de 1988.

Amanda também pode ser vista no filme Party Monster, fazendo o papel dela mesma ao lado de Lachapelle e Macaulay Culkin. O filme se passa justamente da cena club de NY e relata a vida de Michael Alig, famoso promoter do Club Kids.

Amanda virou esse ano três versões de boneca, está produzindo junto com Lachapelle o perfume “Virgin Juice” e ainda faz sucesso com os singles “Champagne” e “My Hair Looks Fierce” a lá drag music.

Confira o site oficial dela aqui.

2 Comentários:

At 31/3/06 17:11, Anonymous Teen said...

Acabei de assitir o vídeo! Simplesmente sem comentários!

 
At 5/4/08 14:56, Anonymous Anônimo said...

Queria saber onde consigo acha a boneca da Amanda Lepore... Por favor me ajudem

email: roniele@gmail.com

 

Postar um comentário

<< Home